quinta-feira, 26 de agosto de 2010

REVISÃO DE FÍSICA PARA 3ª UNIDADE

1. Um corpo de massa 20kg sofre a ação de uma força de 100N de intensidade. Qual a aceleração adquirida?

2. Quantos Kgf tem em 89N?

3. Um corpo de massa 200kg, sob a ação de uma força. Parte do repouso e, após 30s, sua velocidade chega a 72km/h. Qual o valor da intensidade da força atuante sobre o corpo?

4. Um corpo de 388kg percorreu 200m em 40s. Qual a força aplicada sobre ele?

5. Um corpo,sob ação de uma força de 56N, sofre a aceleração de 9m/s². Qual a massa desse corpo?

6. Em um sistema de forças concorrentes e perpendiculares F1= 16 e F2 = 12. Qual a intensidade da resultante desse sistema?

7. Duas forças de mesma direção e sentidos opostos possuem intensidade de F1= 5N e F2= 13N. Qual a resultante dessas forças?

8. Um força de sentido horizontal, direção esquerda e intensidade de 16N age sobre um corpo onde uma força de sentido horizontal, direção esquerda e intensidade 34N. Determine os elementos da força resultante.

9. A massa de uma pessoa é 60Kg. Qual o seu peso na Terra e na lua, sabendo que a aceleração da gravidade na Terra é 10 m/s2 e na lua é 1,6m/s2?

10. Muitos Em um sistema de forças de mesma direção e sentidos opostos, F1
= 600N e F2 = 320N. Sobre os sistemas de força, julgue os itens (coloque C para certo e E para errado):
1.( ) A força resultante deste sistema é igual a 920N.
2.( ) A força resultante deste sistema é igual a 280N.
3.( ) A intensidade deste sistema de forças é igual a 320N.
4.( ) Neste sistema a resultante terá o sentido de F1.

11. Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei de Inércia, também conhecida como Primeira Lei de de Newton.

a) Qualquer planeta gira em torno do Sol descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol ocupa um dos focos.
b)Dois corpos quaisquer se atraem com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.
c)Quando um corpo exerce uma força sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário.
d)A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que nele atuam, e tem mesma direção e sentido dessa resultante.
e)Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que sobre ele estejam agindo forças com resultante não nulas.

12. Uma pedra, partindo do repouso, cai de uma altura de 20 m. Despreza-se a resistência do ar e adota-se g = 10 m/s2. Qual a velocidade da pedra ao atingir o solo e o tempo gasto na queda ?

13. Um corpo é deixado cair em queda livre, a partir do repouso, da altura de 80 m. Adotando-se g = 10 m/s2, qual a velocidade média na queda?


14. Considere a aceleração da gravidade na Terra igual a 10 m/s2 e, na Lua, igual a 1,7 m/s2. Considere ainda um astronauta que, na Terra, tem peso igual a 680 N. Determine:
a) A massa do astronauta na Lua;
b) O peso do astronauta na Lua.

15. Uma pedra é solta de uma altura de 45m, qual o tempo gasto na queda? Considere a aceleração da gravidade 10m / s2 .